• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Uma reunião nesta quinta-feira, 16 de dezembro, convocada pelo presidente da comissão de Infraestrutura da Câmara Municipal de Floriano, vereador Enéas Maia, quis saber o porquê de tantos problemas com a rede de esgotamento sanitário de Floriano. Para a reunião foram convocados o secretário de Infraestrutura de Floriano, Marcony Alisson, os representantes da empresa Jurema, responsável pela obra, além dos vereadores.

eneas124

Marcony Alisson fez uma explanação dos trabalhos executados, demonstrando que, onde há escavações para a implantação da rede de esgoto, são feitos os reparos da via no menor tempo possível, embora em situações pontuais, pela falta de asfalto, haja uma demora maior em determinados momentos. Ele disse ainda que a secretaria montou uma equipe de fiscalização para acompanhar esse trabalho.

Questionados pelos vereadores, os representantes da Jurema pontuaram que o maior problema da rede de esgotamento são as ligações antes do permitido, provocando vazamentos e também ligações clandestinas, de águas pluviais e/ou de resíduos de oficina e similares, por exemplo, o que acaba causando entupimentos nos canos com areia e óleos, e danifica a rede feita exclusivamente para coletar e tratar os resíduos sanitários.

Foi explicado também que 40% da rede de esgotamento já concluídos foram repassadas para a Agespisa, inviabilizando maior aprofundamento na discussão pela ausência de representante da empresa na reunião. “Queremos esmiuçar esses problemas e para isso vamos convocar uma audiência pública com todos os envolvidos e com a população para um debate mais efetivo”, explicou o presidente da Comissão de Infraestrutura da CMF, vereador Enéas. Como resultado imediato, Enéas pediu ao poder executivo que realize campanhas educativas de orientação à população sobre o uso correto do esgotamento sanitário, evitando as ligações clandestinas.

eneas125

eneas126

ascom