• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Ao menos seis nomes estão colocados para disputar a eleição de governador do Maranhão nas eleições de 2022. Nesta segunda-feira, 29, essa lista pode ser reduzida se houver consenso sobre candidatura única no grupo político do governador Flávio Dino (PSB).

dino13

Dentro do grupo do governador, quatro nomes se projetaram pleiteando ser o candidato de consenso: o vice-governador Carlos Brandão (PSDB); o senador Weverton Rocha (PDT); e os secretários de Educação, Felipe Camarão (PT) e da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo (Solidariedade).

O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL) rompeu com o grupo do governador Flávio Dino e se movimenta para ser o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro no Maranhão. Ele disputa a posição com o prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (PSL), município conferiu a maior votação proporcional a Bolsonaro em 2018 no país.

Em julho deste ano, os líderes partidários da base de apoio do governador Flávio Dino se reuniram e subscreveram um documento firmando o Pacto pela União no qual os pleiteantes se comprometiam a dar continuidade ao programa Escola Digna, ampliar a rede de saúde no estado, combater a covid-19 priorizando a vacinação, prosseguir com obras de infraestrutura rodoviária, e com as políticas sociais como vale gás e distribuição de cestas, por fim dando continuidade às parcerias com os municípios. O documento trazia assinatura do governador e vice-governador, dos senadores Weverton e Eliziane Gama (Cidadania); do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB); do presidente estadual do Cidadania, Eliel Gama e do presidente da Famem, Erlanio Xavier.