A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, juntamente com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e demais órgãos ligados ao Judiciário, assinaram Acordo de Cooperação Técnica para firmar a utilização do Programa Justiça 4.0 no Estado. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (12), na sede do TJ-PI, com objetivo de dar mais celeridade aos trâmites processuais e facilitar o acesso da sociedade à Justiça.
Representando a OAB Piauí, o Presidente da Comissão de Informática, Helldânio Barros, destacou que foram realizadas várias tratativas entre a Seccional e o TJ-PI sobre o Justiça 4.0. “Nosso objetivo com esse Acordo de Cooperação Técnica é proporcionar a inclusão de cidadãos de modo geral para eles terem acesso às informações dos seus processos e também à prestação jurisdicional”, afirmou.
Para o Desembargador José Ribamar Oliveira, Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, o Acordo visa agilizar as demandas para propiciar melhor qualidade de vida para as pessoas envolvidas, de forma que os processos transcorram de modo 100% digital, com uma tramitação mais célere.
“Esse Acordo entre entidades, como a OAB Piauí, representa um grande salto na prestação do serviço jurisdicional. É um avanço até com relação a preservação do meio ambiente, pois não vamos mais usar papel. A utilização do Juízo e do Processo 100% digital será marcante para a história do judiciário brasileiro”, frisou o Presidente do TJ-PI.
O Coordenador do Programa Justiça 4.0 e do Laboratório de Inovação Opala Lab, Desembargador José Olímpio Passos Galvão, afirmou que a promoção do Justiça 4.0 segue a orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que diversas entidades ofereçam uma prestação jurisdicional mais efetiva. “O Justiça 4.0 foi lançado em fevereiro. É um Programa que tem uma série de ações, como o Balcão Virtual, Plataforma Digital, Juízo 100% digital, dentre outras. Certamente, as novas tecnologias contribuirão positivamente para os usuários”, pontuou o Coordenador.
A solenidade também contou com a presença do Desembargador Fernando Lopes e Silva Neto, Corregedor Geral de Justiça do Estado do Piauí; do Subprocurador de Justiça, Rodrigo de Oliveira; do Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis; do Coronel Rubens Pereira, Secretário de Segurança do Estado do Piauí; e demais convidados.
aob