O deputado estadual João de Deus (PT) destacou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta segunda-feira (25), que o governador do Estado, Wellington Dias (PT), irá abrir negociação com as categorias dos servidores públicos para negociar a recomposição salarial dos últimos dois anos. A afirmação do governador se deu em solenidade pela comemoração do dia do servidor público, realizada na Secretaria de Administração e Previdência do Piauí.
“O governador fez um compromisso público, reconhecendo que existe uma lei federal, do governo Bolsonaro, que proibiu reajustes para os servidores públicos municipais, estaduais e federais até dezembro de 2021. A partir de janeiro, ele começa um processo de negociação com as categorias tendo em vista a reposição das perdas salariais ao longo desses dois últimos anos”, afirma João de Deus.
Entre os compromissos expostos pelo chefe do executivo estadual, segundo o parlamentar petista, estão as promoções, a qualificação profissional, o concurso público e a estruturação dos órgãos públicos de todas as áreas.
O parlamentar assegurou que já teve “conversas com vários sindicatos, com várias categorias e que o governador, assim que findar tal lei federal, vai abrir processo de diálogo para que possamos ter a reposição”.