Pré-candidato a presidente da República pelo PDT, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes abriu mais uma linha de confronto com o PT ao postar, nesta quarta-feira (13), uma declaração na qual insinua que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva trabalhou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, sua correligionária no PT. A ex-presidente reagiu, chamando Ciro de mentiroso e lamentou um dia ter lhe dado amizade.
A polêmica começou depois que Ciro opinou que o ex-presidente Lula não está preparado para exercer novamente a Presidência da República. Em defesa do amigo e aliado, Dilma comentou: “vai pra Paris então comer croissant, Um Dígito Gomes! Presidente? Nunca será. Guia turístico? Talvez, mas vai faltar carisma. Bjks”.
Na resposta, o pedetista jogou pesado: “Na vida nunca menti. Mas errei algumas vezes. Uma delas quando lutei contra o impeachment de uma das pessoas mais incompetentes, inapetentes e presunçosas que já passaram pela presidência. Claro, que estou falando de você, Dilma”.
A ex-presidente se defende com novo ataque: “Ciro Gomes está tentando de todas as formas reagir à sua baixa aprovação popular. Mais uma vez mente de maneira descarada, mergulhando no fundo do poço. O problema, para ele, é que usa este método há muito tempo e continua há quase uma década com apenas 1 dígito nas pesquisas”.
Numa sequencia de três postagem, Ciro insinua que Lula falava mal de Dilma e diz que ao trabalhar pelo seu impeachment tenha se vingado da ingratidão da ex-presidente:
“Para alívio de consciência, na época do impeachment eu não estava defendendo seu mandato em si mesmo, mas a integridade do cargo que você toscamente ocupava. Se hoje você prefere estar ao lado dos que a traíram, obrigado por me poupar da sua incômoda companhia”.
“Continuo achando que Lula não foi apenas um dos maiores responsáveis por sua desestabilização – pois passou anos falando mal de você durante seus governos – como também fez movimentos erráticos que resultaram em sua queda”.
“Quem sabe, ele estava retribuindo seu gesto de não aceitá-lo candidato (Ingratidão? Chantagem?). No fundo, vocês dois se merecem. Mas o Brasil merece pessoas melhores que vocês. Guarde suas ofensas e diatribes para quem possa ter medo de você”.
A ex-presidente encerra o debate com quatro postagens:
“Só Ciro Gomes é competente. Este é o pecado de sua enorme presunção. Esta é a sua visão quando se trata de avaliar o resto da humanidade. Mas quando se trata de mulher, sua visão não é só inadequada, é também profundamente misógina”.
“Para além disso, Ciro sistematicamente distorce os fatos. E, nisso, não se difere em nada de Bolsonaro. Ambos adoram quando os alvos de suas agressões reagem. Precisam disso para obter likes e espaço na mídia. É disso que se alimentam”.
“Infelizmente para Ciro, encerro esta polêmica estéril por aqui. O Brasil precisa é discutir a gravíssima crise democrática, social, sanitária e econômica em que se encontra. Lamento ter, em algum momento, dado a Ciro Gomes a minha amizade”.