A primeira sessão ordinária de outubro foi marcada pelos discursos dos vereadores na tribuna. O presidente da Câmara de Vereadores, Joab Curvina, falou sobre a perfuração do poço na localidade Baixa do Pedro, que vai contemplar diversas famílias com esse bem precioso para a vida. Puxados pelo discurso do vereador Enéas Maia, os demais vereadores lembraram a importância da campanha Outubro Rosa - movimento internacional de conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama. Enéas lembrou que é preciso incentivar as mulheres a cuidarem de si.
Na ordem do dia, foram votados em primeiro turno, dezessete projetos de lei de autoria dos vereadores, dispondo sobre a concessão de títulos de cidadania, a denominação de ruas e prédio; sobre a permissão do uso do espaço de prédios públicos da rede municipal de ensino para atividades de quadrilhas juninas e grupos culturais ou desportivos; instituindo a Semana do Administrador e o dia 7 de julho para a realização da feira do Microcrédito, cujo objetivo é alavancar a economia da cidade; e outro instituindo a Política Municipal de Estímulo ao Empreendedorismo, projetos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Destaque ainda para o PL que institui a Semana de Orientação e Combate ao Diabetes, dos dias 12 a 18 de novembro. Na sessão desta quarta-feira, os PLs devem ser votados em segundo turno.
A sessão desta terça-feira, 05/10 teve também a leitura de quatro projetos de leis recebidos da prefeitura de Floriano. A maioria trata de prestação de contas consolidado do mês de agosto, dos Fundos Especiais referentes ao mês de julho e outro que estima a receita e fixa a despesa do município de Floriano para 2022., além de um projeto de Lei que Institui o Fundo Municipal do Idoso. Do Fundo Previdenciário de Floriano, a Câmara recebeu um ofício com o balancete mensal referente ao mês de julho/2021 para apreciação.