A eleição para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) atraiu mais uma vez candidatos com formação jurídica, contábil e em gestão pública. Esses são os principais campos profissionais de onde vieram os postulantes das últimas três disputas.
Entre os dez candidatos que tiveram suas candidaturas deferidas para a eleição desta quinta-feira (16), três são do área jurídica. Thiago Normando e Nayara Negreiros atuam na advocacia. Flávio Teixeira Júnior é promotor da cidade de José de Freitas.
Os candidatos com currículo dessa área sempre estiveram presentes. Tanto advogados de carreira quanto servidores públicos costumam concorrer às vagas no TCE-PI. No entanto, receberam apenas dois votos nas últimas três eleições. César Aguiar de Andrade foi votado em 2015 e José Arimatéia Dantas em 2012. Cada um foi votado por um único deputado.
Outros três candidatos que concorrerão à vaga aberta com a aposentadoria compulsória do conselheiro Luciano Nunes são funcionários públicos. Eles já atuam com finanças e controle do setor público. O administrador José de Jesus trabalha no próprio TCE-PI, Ricardo Teixeira Júnior é servidor da Prefeitura de Teresina e Roosevelt Figueiredo é servidor do Tribunal de Justiça do Piauí.
A presença de funcionários públicos ligados à área de controle financeiro é uma constante nas eleições para conselheiro. Nas disputas de 2010, 2012 e 2015 houve candidatos com esse perfil. O destaque foi o conselheiro substituto do TCE-PI Jaylson Fabianh Lopes Campelo que chegou a ter cinco votos em 2010.
Quatro dos candidatos ao cargo de conselheiro do TCE-PI são deputados estaduais. Eles têm experiência acumulada em funções públicas como secretarias de eEtado e na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Nas últimas três eleições o vencedor era parlamentar. Em geral, pelo menos dois deputados concorrem à vaga de conselheiro do TCE-PI e estão entre os dois mais votados. A exceção foi em 2012 quando Lilian Martins foi a única a participar da disputa.
Fora desses perfis profissionais mais tradicionais, o destaque foi o jornalista e escritor Zózimo Tavares, que concorreu nas eleições de 2010 e 2012. Na primeira eleição, recebeu apenas um voto e na segunda, três parlamentares votaram no comunicador.
Da redação