Na sexta-feira (20) a caravana Pró Piauí inaugurou obras e autorizou licitações no Vale do Sambito nas cidades de Valença, Pimenteiras, Lagoa do Sítio e Aroazes. São obras em diversos setores como cultura, mobilidade urbana, saúde, esporte e recuperação de estradas, como a PI-120.
O Secretário de Fazenda e Coordenador Geral do Pró Piauí, Rafael Fonteles, em pelo menos dois discursos e sem citar nomes, foi duro e tornou público em Valença e Pimenteiras que desafia quem quer que seja a “prejudicar os piauienses”. Foi uma alusão à tentativa de barrar empréstimos para o Estado, ação derrubada pelo Supremo Tribunal Federal.
“Quem usa de seu poder para tentar impedir recursos para o Piauí. Essa estrada de São Miguel do Tapuio a Pimenteiras está nesta operação de crédito do Banco do Brasil que alguém tentou barrar. Mas, deu com os burros na água porque o STF mandou vetar. Teremos outra operação do Banco Itaú. Eu desafio quem é que vai de novo apostar contra o Piauí”, disse o Coordenador do Pró Piauí em uma clara referência ao Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI)
ENTENDA O CASO
Em julho deste ano a jornalista da GloboNews, Ana Flor, revelou que pessoas próximas do Ministro Ciro Nogueira (PP-PI) relataram que sua nomeação para a Casa Civil teria sido uma tentativa do Presidente Jair Bolsonaro acalmar o aliado após a liberação pelo Ministério da Economia, de um empréstimo de R$ 800 milhões junto ao Banco do Brasil.
Agora, o portal O Antagonista revela que logo após assumir o Ministério, Ciro Nogueira promoveu encontro com o presidente do Banco do Brasil. Em seguida, teria sido emitida uma portaria (9.365 de agosto deste ano) determinando a suspensão de empréstimos para nova avaliação técnica, com previsão de “análises da capacidade de pagamento, bem como as concessões de garantias da União a operações de crédito de interesse de Estado, Distrito Federal ou Município”.
Esta medida barrou o empréstimo ao Piauí para atender a medida que só faria a liberação após a conclusão de consulta pública, diferente da atual metodologia de análise da capacidade de pagamento. O dinheiro só foi liberado através de uma ação da Procuradoria Geral do Estado junto ao Supremo Tribunal Federal.