O deputado Gessivaldo Isaias (Republicanos) voltou a criticar a morosidade da vacinação contra a Covid-19 em Teresina. O orador afirmou que, após dizer na mídia que a capital do Piauí era a última do país no ranking da aplicação do imunizante, a Fundação Municipal de Saúde anunciou que iria vacinar todos os adultos a partir dos 25 anos.
“Eu desafio aqui uma pessoa de 25 anos a tentar fazer o agendamento. Ela não vai conseguir simplesmente porque isso não existe. A saúde de Teresina está morrendo. As Unidades Básicas de Saúde não tem médicos, nas UPA’s não existe atendimento. Apelo ao Doutor Gilberto (Albuquerque) para que organize sua equipe. No Piauí tem técnicos capacitados que podem muito bem organizar a situação”, sugeriu o deputado durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (19).
Gessivaldo Isaias pediu ainda ao prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que atente para os erros que estão acontecendo. “O senhor é médico, sempre atendeu a população fazendo cirurgias. Mas, aí coloca um médico incapacitado para dirigir a saúde da capital. Lamento muito o retrocesso na saúde de Teresina. Quando está perdendo é hora de trocar as pessoas” disse ele.
O deputado questionou ainda como do dia para a noite a vacinação, que estava sendo a partir dos 32 anos, passa a ser de 25 anos, quando o discurso dos gestores é de que não existem vacinas suficientes. “Será que foi só para enganar, pois quem tenta fazer o agendamento não consegue porque a plataforma está fora do ar”, frisou.
Ele salientou ainda que o sistema de saúde de Teresina não atende apenas as pessoas da capital, mas de todo o interior e se aqui não tiver atendimento a situação vai ficar mais precária. “Se não tem nem a vacinação, imagine o restante? Como vai dar conta? Teresina precisa de gestores compromissados, porque está clamando por saúde”, encerrou.
ascom