A marcha da vacinação contra a Covid-19 no Piauí foi tema de discussão entre os parlamentares na sessão plenária híbrida desta terça-feira (29) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Na ocasião, o deputado estadual Marden Menezes (PSDB) cobrou mais transparência na relação entre o quantitativo de vacinas recebidas pelo Estado e a quantidade de imunizantes aplicados na população.
“Há dados divulgados pelo Portal de Notícias G1, que mostram que a quantidade de vacinas enviadas para o Piauí já teria alcançado o dobro de pessoas que constam como vacinadas. Não se sabe a respeito de metade das vacinas: se elas estão estocadas, se foram utilizadas em ‘fura-filas’. Enfim, não há transparência na condução do processo de vacinação”, alertou.
O líder do Governo na Alepi, deputado Francisco Costa (PT), afirmou que uma das razões para o ritmo lento da vacinação se deve à falta de imunizantes. “O maior problema é a disponibilidade das vacinas. Aleḿ disso, a Secretaria de Estado da Saúde distribui os imunizantes para os municípios. Eles aplicam a vacina. O Governo tem discutido com os municípios maneiras de dinamizar a vacinação”, respondeu o parlamentar. De acordo com o vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), 338.068 pessoas já receberam as duas doses do imunizante contra a Covid-19.
alepi