• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Com emenda do deputado Francisco Costa será inaugurado nesta quinta-feira (24) o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em História no Campus de Floriano. O evento acontece às 11h e será restrito, seguindo o protocolo de segurança sanitária por conta da pandemia, com a presença do reitor Evandro Alberto, representantes dos alunos e professores, coordenador do campus Dra. Josefina Demes e o deputado Dr. Francisco.

O espaço equipado com computadores, móveis e materiais adequados à produção do conhecimento histórico contribuirá para a formação dos estudantes como pesquisadores e facilitará a escrita da História e Memória de Floriano e cidades circunvizinhas.

O Laboratório será usado para coleta de dados em fontes históricas escritas, orais, também imagens, publicações periódicas, documentos que possam contribuir para a construção da História do Sul do Piauí. Depois, as fontes serão digitalizadas, armazenadas, catalogadas e disponibilizadas para pesquisas em História.

Segundo dados do projeto do Laboratório, “a cidade de Floriano ainda não dispõe de um Instituto Histórico, nem de Arquivo Público, deixando a particulares a tarefa de ‘guardar’ muitos materiais que poderiam vir a ser usados como fontes de história para a produção do conhecimento historiográfico da cidade”. O Laboratório supre essa carência ao ser um espaço de armazenamento dos vestígios históricos da cidade.