• IMG_2987.png
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

pontesantfilomenaNesta quinta-feira, 20, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) inaugura a ponte que liga os municípios de Santa Filomena (PI) a Alto Parnaíba, no Maranhão em evento bastante disputado.

A previsão, segundo apurou a reportagem, é que o presidente atravesse a ponte em cima de um trator e logo depois receba lideranças políticas da região.  O ministro Tarcísio Freitas, de Infraestrutura, também estará na comitiva presidencial.

Por volta das 9h, o presidente ficou desembarcar em Palmas (TO) e ficou de peger um helicóptero até um campo de futebol da cidade de Alto Parnaíba. Em seguida, ele deve visitar a ponte em cima de um trator cedido pelos produtores rurais das cidades. A solenidade acontecerá por volta das 11h30. 

A ponte  de 400 metros liga os dois estados e, é uma reivindicação histórica da população daquela região que atravessava o Rio Parnaíba em balsa. A obra – que custou R$ 33 milhões – é importante para o escoamento de grãos para o Matopiba.

Equipes de segurança da Presidência da República já estão em Santa Filomena (localizada a 925 km de Teresina), desde o início da semana, montando logística para receber o presidente.

A solenidade acontecerá ao lado da ponte, a 100 m da residência do prefeito Dr. Carlos Braga (Progressistas) na zona urbana da cidade.

A vinda do presidente foi articulada pelos senadores Elmano Férrer (Progressistas) e Ciro Nogueira.

Espaço vip e acesso a população

No local da solenidade, a equipe de Segurança da Presidência instalou grades, detectores de metais e uma equipe da Saúde distribuirá máscaras e álcool em gel para a população.

Na área haverá um espaço reservado para o presidente receber as lideranças e convidados.

Petição quer homenagear canoeiro com nome da ponte

Uma petição na internet pede que a ponte que será inaugurada pelo presidente Jair Bolsonaro leve o nome de um canoeiro.

O abaixo assinado é uma rejeição a proposta que tramita na Câmara Federal que a ponte receba o nome do ex-governador do Piauí, Lucídio Portela.

A proposta da população de Santa Filomena (PI) é batizar a ponte de Antônio Pereira Rosa, conhecido como Antônio Canoeiro, que morreu aos 71 anos e era o canoeiro que transportava a população de Santa Filomena a Alto de Parnaíba (MA).

O professor Lúcio Roner Sousa Baccaro, 34 anos, que integra o movimento para homenagear Antônio Canoeiro, informou que o abaixo assinado virtual já tem mais de 700 assinaturas. Ele disse que quer o apoio de todos, inclusive do presidente Bolsonaro para a ponte ser batizada de Antônio Canoeiro.

“Antônio Canoeiro simboliza a primeira ponte oficial entre as duas cidades. Era uma pessoa que ajudou muita gente e é uma justa homenagem”, disse Lúcio Roner. Ele informou ainda que o grupo vai criar uma placa com o nome de Antônio Canoeiro para colocar na ponte.

cv

Foto: divulgação prefeitura de Santa Filomena