A Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) realizou ma manhã de terça-feira (4), a primeira sessão plenária na modalidade híbrida, ou seja, os deputados puderam participar dos debates de maneira presencial ou virtual.Foi a primeira vez que a Casa realizou uma sessão com essa formatação. Em razão da pandemia da Covid-19, a Assembleia vinha promovendo atividades virtuais, tanto as reuniões das comissões técnicas quansto as sessões plenárias.
O deputado estadual Themístocles Filho (MDB), presidente da Alepi, afirmou que a Casa adota um modelo de sessão já existente em outros Estados e segue os protocolos de prevenção à disseminação da Covid-19. “Isso já acontece no Brasil como um todo. Nós estamos fazendo uma sessão por semana na modalidade híbrida e uma na modalidade remota, sem prejuízo ao funcionamento da Casa. Tomamos todas as medidas orientadas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi)”, expõe o presidente.
A deputada Flora Izabel (PT) avaliou positivamente a realização da sessão. “Esse ano foi muito difícil para o Brasil, para o mundo e para a Assembleia também. Infelizmente, perdemos servidores da Casa. A grande maioria dos deputados já teve Covid e muitos servidores também. Durante algum tempo passamos a fazer somente uma sessão presencial, por semana, e quando a situação se tornou crítica passamos a fazer as sessões virtuais”, esclareceu a deputada sobre a adoção de medidas de prevenção à Covid-19 pela Alepi.
“Com o leve declínio nos casos, aprovamos junto à mesa diretora as sessões híbridas. Acho que é algo inovador. Parabenizo o setor de Informática da Alepi e a mesa diretora porque hoje temos aqui os deputados que se sentem mais seguros. Aqueles que possuem comorbidades estão em casa e todos participamos da sessão. Para a gente é uma alegria poder inovar e continuar trabalhando pelo Estado”, finaliza a parlamentar.