A Câmara Municipal de Barras registrou denúncia no Tribunal de Contas do Estado pelo fato da gestão anterior do município, cujo prefeito era o médico Carlos Monte, não ter apresentado para aquela casa legislativa os balancetes referentes às contas dos meses de novembro e dezembro de 2020.
O prazo para entrega da prestação de conta do mês de novembro de 2020 venceu no dia 01 de fevereiro de 2021. E o das contas de dezembro também venceu no último dia 8 de março.
Vereadora Jovelina Furtado
A vereadora Jovelina Furtado contou a nossa reportagem que soube que os balancetes estariam em Teresina e que só chegaram em Barras porque um funcionário da secretaria de Educação estava na capital em outra demanda e fez o favor de trazer para Barras os documentos referentes às contas do mês passado.
“Não justifica o balancete de novembro ter sido enviado agora dia 15, quando deveria ter chegado em fevereiro. E o de dezembro nem veio completo. Só veio o da Saúde e o do Fundeb. Não pode vir assim de pedaço”, ressalta a vereadora e presidente Jovelina Furtado.
Balancetes apareceram misteriosamente na secretaria de Saúde
Um fato que causou estranheza aos funcionários da secretaria de Saúde foi o aparecimento do balancete referente a novembro em uma mesa do órgão. Ninguém sabe quem levou. Não há ofício assinado que conste a entrada deste documento no órgão municipal.
O procedimento normal seria o Conselho Municipal de Saúde ter recebido o documento da gestão anterior juntamente com um ofício encaminhando o mesmo. Isso não aconteceu conforme apurou a nossa reportagem. Ontem, durante o feriado, os conselheiros se reuniram de forma excepcional para analisar os balancetes, que foram deixados lá por funcionário da atual gestão.
Após ter sido deixado na sede da secretaria sem nenhum ofício e sem ninguém ter visto, balancete foi encaminhado ao conselho
A secretária de Saúde, Luana Lages, foi quem encaminhou as contas para o conselho para que pudessem ser analisadas por aquele órgão colegiado. Mas a chegada das contas da gestão passada na secretaria de Saúde é um verdadeiro mistério!
Ibarras