Informações repassadas pelo professor e florianense Carlos Vilarinho (foto), membro do Conselho Regional de Educação Fisica - CREF 05, que corresponde aos estados do Piauí e Maranhão, confirmam que os profissionais da área conquistaram um reconhecimento na CBO. Os profissionais foram reconhecidos pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), sob o código 2241-40, como “Profissional de educação física na saúde”.
A nova descrição foi adicionada no sistema em 17 de fevereiro deste ano. Com ela, a categoria passa a ter maior reconhecimento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), podendo desenvolver suas atividades com a respectiva remuneração como as demais profissões da área da saúde.
Junto ao novo termo, há outras sete classificações: Avaliador físico, Ludomotricista, Preparador de atleta, Preparador físico, Técnico de desporto individual e coletivo (exceto futebol), Técnico de laboratório e fiscalização desportiva, Treinador profissional de futebol.
Com a inclusão da classificação número 2241-40, a descrição primária foi ampliada com a seguinte informação: “Estruturam e realizam ações de promoção da saúde mediante práticas corporais.
Ontem, ainda de acordo com o edicador, o mesmo foi procurado por um grupo de empresários do ramo de academia para um intervenção contra lookdown que fecha as academias.
"Pra nós, academia é o nosso hospital da saúde para a prevenção da covid-19 através do exercício físico. Nossa sugestão, é a extenção do horário para evitar aglomeração nos horários de pico", externou o professor.
Da redação