A direção da APREPI - Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Estado do Piauí - publicou uma Nota de Repúdio contra municípios que desviaram a finalidades dos recursos do aporte financeiro do governo federal destinados a cobrir gastos extras por causa do novo coronavírus.
As Secretarias Municipais de Saúde citadas são das cidades de Teresina, Picos, Bom Jesus, Parnaíba, Campo Maior e de Floriano onde a pasta tem como titular o secretário James Rodrigues
Os recursos,de acordo com a APREPI, são destinados às clinicas de hemodiálise, mas até agora as prefeituras estão atrasando o repasse do valor desse aporte para as essas entidades que já estão com sérios problemas financeiros, incluindo a defasagem do valor cobrado por cada sessão da hemodiálise, valor este que se encontra sem reajuste a muito tempo.
O presidente da entidade Luiz Filho (foto) e a vice-presidente Jocélia Ciriaco (FOTO), citam como um dos casos piores, a situação da cidade de Picos, que foi prejudicada pela gestão anterior.
Eles reforçam que a ação realizada por parte destes gestores municipais é criminosa, pois se configura desvio de finalidade dos recursos destinados ao pagamento dos serviços de hemodiálise e/ou atrasos desses repasses.
OUTRO LADO
Quanto a cidade de Floriano, o Piauí Noticías entrou em contato com a Comunicação, por meio do secretário Nilson Ferreira, para que a gestão se manifesta. O secretário James, da Saúde, está internado em Teresina e sendo tratado da COVID-19. Não conseguimos contato com as demais cidades citadas.
Da redação
.