• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Atendentes dos caixas de agências do Banco do Brasil de Teresina e do interior do estado paralisaram atividades nesta quinta-feira (21). Os funcionários protestam contra o anúncio de fechamento de agências e lançamento de um programa de demissão voluntária.

Segundo Ederson Dias, do Sindicato dos Bancários do Piauí, os caixas decidiram pela paralisação apenas nesta quinta-feira, mas podem voltar a parar as atividades caso a categoria não entre em negociação com o governo federal.

Segundo ele, o funcionamento dos caixas foi 100% paralisado em Teresina e afetou cerca de 80% das agências do interior do estado. O G1esteve em algumas agências da capital na manhã desta quinta e conversou com clientes, que buscaram atendimento sem saber da paralisação. Apesar da suspensão do serviço, não houve filas nem aglomerações.

Na capital, segundo o sindicato, a previsão é de fechamento da agência para atendimento de pessoa física da Avenida Frei Serafim e a agência da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na Zona Leste de Teresina. Ainda não há uma estimativa de quantos funcionários devem aderir ao programa de demissões voluntárias no estado. Os servidores da Agência de Floriano não entram nesse contexto.

Fechamento de agência e demissões voluntárias

O Banco do Brasil anunciou no dia 11 de janeiro a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária com a previsão de adesão de cerca de 5 mil funcionários.

Foi anunciado ainda o fechamento de 361 unidades – 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento – no primeiro semestre deste ano.

Por G1 PI