• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O descarte de lixo em locais inapropriados é uma prática que gera consequências ao meio ambiente e à saúde da população local. Na manhã desta segunda-feira (28), por meio de denúncia anônima, equipes da infraestrutura foram deslocadas até a localidade Morrinhos, zona rural de Floriano, para efetuar o recolhimento de uma grande quantidade de lixo descartada de forma irregular. 

Os dejetos, que, entre eles, encontravam-se materiais provenientes de funerárias, caixotes de papelão de supermercados e até restos de animais mortos, foram descartados próximo a PI gerando o risco de acidentes. Ao tomar conhecimento, a Prefeitura de Floriano realizou o recolhimento total dos materiais descartados indevidamente no local com ajuda de uma retroescavadeira e fiscalizará os agentes que praticaram o ato. 

terra

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Gracianny Nunes, o lixo prejudica a saúde pública, pois os detritos contaminam o solo e a água, favorecendo a proliferação de insetos, mosquitos, ratos, além de um potencial criadouro de mosquitos da dengue, zika e chikungunya. Segundo Gracianny, a multa para quem pratica esse ato pode chegar a 1.000 UFMF, em reais, R$ 3.530,00. 

“Pedimos a população que ao presenciar esse ato criminoso faça o registro fotográfico ou anote a placa do automóvel para que possamos tomar as devidas providências cabíveis. A colaboração da população nas denúncias é de fundamental para combatermos esses e demais crimes ambientais", disse Gracianny.

Da redação