O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) determinou a demolição imediata da estátua em homenagem ao ex-governador Alberto Silva do canteiro central da Avenida Frei Serafim, uma das principais vias de Teresina. O monumento sequer foi oficialmente inaugurado.
"Não houve licenciamento para a realização da obra referente ao monumento ao ex-governador Alberto Silva [...] irregularidade em virtude da ausência de licenciamento e inobservância das leis municipais para sua execução", justificou o MP-PI, através da Promotoria do Meio Ambiente.
Raimundo Eugênio Barbosa Santos Rocha, procurador-geral do Município de Teresina, disse que vai pedir a reconsideração da recomendação.
"Tendo em vista a memória de uma das personalidades mais conhecidas do estado do Piauí, inclusive foi o primeiro a fazer o paisagismo da Avenida Frei Serafim e o busto dele ali não causa nenhum impacto ao meio ambiente. É apenas a memória de uma personalidade", disse o procurador.
Além da estátua de Alberto Silva, a avenida Frei Serafim tem mais quatro estátuas de personalidades importantes: o ex-prefeito Wall Ferraz, o ex-governador Petrônio Portella, o ex-presidente da República Getúlio Vargas e Frei Serafim de Catânia.
"De todos os monumentos, o busto do ex-governador Alberto Silva é um dos menores. A prefeitura de Teresina acredita que não vai ter nenhum impacto àquele tão belo logradouro", disse Raimundo Eugênio.
cv