Em Floriano, todos sabem que a presidência da Câmara de Vereadores é decidida no dia da eleição. Pois bem, o primeiro encontro oficial dos 15 novos homens e mulheres que irão compor o Legislativo, período de 2021/2024, será no dia 1º de janeiro de 2021, a exatamente um mês. Todos serão empossados e, logo depois da posse no Plenário da Câmara, os novos representantes do Legislativo e os que já estavam na Casa, que foram reeleitos, irão para a eleição que decidirá quem vai presidir o Poder no biênio 2021/2022.
Daguia do Edgar e Daguia da Dona Bela são as duas únicas mulheres entre os 13 homens eleitos e reeleitos.
A base do Joel Rodrigues, prefeito reeleito e presidente do PP, elegeu uma grande bancada do mesmo partido, sete nomes e confirmou um fator que se tornou inédito na cidade.
O Partido Progressista -PP - elegeu Joab Curvina, Carlos Eduardo, Ancelmo Jorge, Salomão Holanda, Enéas Maia, Professor Miguel e Erisvaldo Borges. O Progressista fez uma façanha que nenhum outro partido tinha feito na cidade, elegeu sete vereadores.
O PL – Partido Liberal – é a segunda maior bancada partidária com três vereadores eleitos: Daguia do Edgar, Marcony Alysson e David Oka
O PT – Partido dos Trabalhadores - elegeu dois nomes: João Neto Gomes e Edvaldo Araújo.
O PSL conseguiu eleger apenas um, que foi o vereador Antônio José e o PTB também conseguiu apenas um nome para compor a Câmara, a Daguia da Dona Bela.
O vereador Dessim Almeida, do Republicanos, também foi o único a ser eleito pelo seu partido.
Voltando a falar da presidência do Poder Legislativo, ainda nessa noite de domingo, 29, o vereador reeleito Miguel Vieira que vai para o 5º mandato e que já esteve como presidente, confirmou ao Piauí Notícias que o seu nome está à disposição como candidato a presidência do Legislativo, mas que não se trata de uma imposição.
“Vamos para o diálogo, pois fazemos parte de um grupo e estaremos decidindo em grupo”, externou o ex-presidente Professor Miguel que é o prmeiro a afirmar, ao PN, que tem initeresse em presidir o Poder pelos próximos dois anos.
Da redação