Cumprindo o papel fiscalizador do decreto estabelecido pela Secretaria de Governo de Floriano anunciado no último dia 31 de agosto, a Vigilância Sanitária em parceria com o Superintendência de Trânsito e Polícia Militar deram seguimento a ações e inspeções que visam a diminuição do consumo de bebida alcoólica, bem como o cumprimento do decreto que proíbe a venda de bebidas alcoólicas até 7 de setembro.
Segundo Yasmim Menezes, a fiscalização deste final de semana foi considerada tranquila. Entre o sábado e o domingo, o órgão recebeu 21 denúncias que foram prontamente atendidas. Não apenas a zona urbana foi alvo das equipes, mas também a zona rural com visita a diversas comunidades para garantir a vigência do decreto. "Também realizamos a fiscalização na zona rural e fizemos uma varredura nas comunidades L3, Tabuleiro do Mato, Tabuleirinho, Boqueirão, Amolar e Pequi", disse.
A medida vale inclusive para aplicativos de internet ou contato telefônico para entrega no sistema delivery de qualquer natureza em todos os estabelecimentos comerciais.
Com base no documento, o final de semana do dia 5 e 6 de setembro entrou em vigor o Regime Especial de Prevenção onde se enquadram qualquer estabelecimento comercial com exceção das farmácias, pontos de alimentação e postos de combustíveis localizados às margens das rodovias (exceto suas lojas de conveniências), serviços de saúde, imprensa, autoatendimento bancário e serviço de delivery para alimentos.
Ainda como maneira de desestimular a ingestão de álcool, a Superintendência Municipal de trânsito de Floriano realizou blitzen em diversos pontos da cidade. A ação resultou em 4 autos de infração, 10 remoções (um veículo de placa clonada foi para a delegacia), além da abordagem 195 motos e 106 carros. “O que percebemos foi uma diminuição gradativa das abordagens e acreditamos o seja reflexo dos decretos municipais. A boa notícia é que nenhum dos condutores abordados foi observada algum tipo de uso de álcool”, disse Jairo Lima, superintendente de trânsito do município.
ascom PMF