• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2025-06-06_at_12.28.35_2.jpeg

A Comissão de Fiscalização e Controle do Trabalho de Enfrentamento a Covid-19 no Piauí encaminhou ofício ao secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, e ao controlador-geral do Estado, Márcio Rodrigo, solicitando informações sobre as ações do Governo para enfrentamento da pandemia.

A comissão, que é presidida pelo deputado estadual Henrique Pires (MDB), já ouviu em audiências, os secretários de Estado da Saúde, Florentino Neto, de Fazenda, Rafael Fonteles, sobre a aplicação dos recursos para combater a Covid-19.

O deputado estadual Henrique Pires (MDB) esclarece que não assinou documento para a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar ações do Consórcio Nordeste de Saúde.

A Comissão de Deputados Estaduais do Piauí para a Fiscalização das Ações do Governo do Piauí, com abrangência interestadual no Nordeste, também prevê a participação de membros da bancada federal já que os recursos envolvem verbas do Governo Federal.

“Eu respeito agraço o convite dos demais deputados, mas como presido essa comissão aqui no Piauí achei interessante participar, mas só irei assinar algo que eu entenda como advogado e como parlamentar que cabe uma assinatura minha. Não participo e não assinei nem pedido de CPI nem pedido de informação em relação ao Nordeste, se colocaram minha assinatura foi de forma equivocada”, assegura o deputado.

Em relação aos respiradores, o deputado afirma que pode falar pelo caso do Piauí. A situação foi de que o Governo Federal havia tomado posse dos respiradores que o Governo comprou junto a própria fábrica e o estado teve que ingressar na Justiça para conseguir que os respiradores viessem logo para o Estado. Sobre o Consórcio Nordeste no qual o Governo do Piauí empenhou R$ 10 milhões, o governador Wellington Dias (PT) informou que os recursos estão sendo devolvidos aos cofres públicos.

Da comissão do Piauí são titulares também o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), vice-presidente; Nerinho (PTB), Georgiano Neto (PSD), B. Sá (PP) e Teresa Britto (PV). São suplentes os deputados Severo Eulálio (MDB), Cicero Magalhães (PT), Hélio Oliveira (PL), Lucy Soares (PP), Gustavo Neiva (PSB) e Elisângela Moura (PCdoB).

 

Alepi