O retorno das atividades econômicas não essenciais no Piauí e a reunião que os deputados tiveram ontem com o governador Welington Dias (PT) foi tema central da fala do deputado Gustavo Neiva (PSB) durante a sessão plenária virtual desta terça-feira (9). O deputado ressaltou que é favorável a reabertura do comércio, “de forma responsável, organizada e bem planejada, com abertura gradual e seguindo todos os protocolos de saúde pública, para segurança de todos”, afirmou.
Segundo Gustavo Neiva, na reunião o governador expôs o Programa Pró-Piauí com o detalhamento do plano de abertura da economia, de maneira gradual. Neiva lembrou que os empresários terão que acessar um link, disponibilizado pelo Governo do Piauí, onde irão responder algumas perguntas e fazer a adesão a um protocolo de saúde, visando à proteção à saúde dos funcionários e de consumidores, de modo geral.
O parlamentar relatou, no entanto que foi surpreendido com o noticiário local, onde viu uma entrevista do presidente do sindicato das empresas da Construção Civil, onde ele dizia que será um dos seguimentos a serem reabertos nessa primeira fase, mas que não existe nenhum protocolo a ser seguido.
“Minha primeira preocupação é essa: o Governo lança um programa para um setor da economia que ainda não tem um protocolo definido com a categoria”, comenta. A segunda preocupação do parlamentar é sobre a perda da capacidade de liderança do governador Wellington Dias, diante do processo de liberação da economia. “Vários municípios não irão seguir esse protocolo. A própria Prefeitura de Teresina já disse que não irá seguir esse programa e vai continuar com sua economia fechada, por não se achar, ainda, preparada”, reiterou.
Segundo o deputado, já existem registros de negatividade, quando não há a interação do Governo com a Prefeitura. E acrescentou que cada um não pode fazer da forma que bem entender e que tem de haver uma liderança central e disse que espera que o governador possa assumir esse papel de liderança para melhor conduzir a liberação da economia.
Alepi