A suspensão por 90 dias do desconto previdenciário dos servidores aposentados e pensionistas estaduais foi aprovado, hoje (5), pelos deputados estaduais. A proposição, que será encaminhada ao governador Wellington Dias (PT), foi apresentada pelos deputados Gustavo Neiva (PSB), líder da oposição, Teresa Britto (PV) e Marden Menezes (PSDB), que defenderam a sua aprovação durante a sessão plenária virtual desta terça-feira.O deputado João de Deus (PT) disse que o governador não poderia suspender o desconto porque estaria descumprindo uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa, enquanto o deputado Franzé Silva (PT) pediu que a matéria fosse encaminhada para a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, o que não foi acatado pelo plenário.
Setor ótico - Os parlamentares aprovaram moção do deputado Henrique Pires (MDB) pedindo ao Governo do Estado o funcionamento das óticas no Piauí.
Planos de saúde - Também, foram aprovados requerimentos dos deputados Warton Lacerda (PT) e Flora Izabel (PT) pedindo ao Governo do Estado o fornecimento de quentinhas para pessoas em situação de rua e adoção de providências para que os planos de saúde atendam os inadimplentes enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.
Setor hoteleiro - Foram aprovados requerimentos dos deputados Gessivaldo Isaías (Republicanos) pedindo ao Governo do Estado que dialogue com donos de hotéis visando garantir prioridade para hospedagem dos profissionais de saúde em seus estabelecimentos e a adoção de medidas para fiscalização da produção e venda de álcool em gel no Piauí.
Hospital do Verdão - A deputada Lucy Soares (Progressistas) teve aprovados requerimentos solicitando ao Governo do Estado informações sobre a instalação e o funcionamento do hospital de campanha no Ginásio de Esportes Dirceu Mendes Arcoverde, o Verdão visando atender os pacientes acometidos de Covid-19.
Alepi