• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Firmino Filho (PSDB), prefeito de Teresina, capital do Piauí, gravou um vídeo em que faz apelo emocionado e contundente aos teresinenses, alertando para o perigo do descumprimento das regras de isolamento social, considerando o elevado número de casos de Covid-19 que tem sido confirmado a cada dia. Só na quinta, mais 60 pessoas tiveram infecção confirmada, segundo a Fundação Municipal de Saúde.

“Se você não acredita em mim, ligue pro seu amigo de São Luís, ligue pro seu amigo de Fortaleza, de Recife, alguém que mora em Manaus. Pergunte como é que está a situação. A nossa taxa de isolamento precisa continuar. O isolamento é a única arma que nós temos para minimamente poder atender as pessoas que irão ser hospitalizadas no futuro, em breve”, diz. 

firmino

Explica que a falsa sensação de tranquilidade em relação ao número de casos de coronavírus - considerando as estatísticas oficiais, já que há subnotificação - se dá pela antecipação das medidas de isolamento.

“A situação em Teresina está minimizada, mas isso cria uma falsa sensação de segurança. O jogo não está resolvido, ainda estamos no primeiro tempo deste jogo. O juiz ainda não apitou o apito final, o pior ainda está por vir. E nós não podemos relaxar”, segue.

Pontuou ainda sobre o alarde em relação à crise econômica instalada em razão da pandemia, e lamentou que muita gente esteja “raciocinando com o bolso” e não com base em “evidências”. “Não estão raciocinando com o coração. Temos que preservar vidas das nossas famílias, das nossas comunidades, dos nossos amigos, dos nossos parentes”, completa o prefeito.

Enquanto isso, a saúde do município ganha tempo para instalação de leitos clínicos e UTIs que serão demandadas em razão da pandemia, para “quando chegar a grande pancada” a rede esteja preparada, considerando inclusive que a capital também recebe pacientes do interior do estado.

180grau