O deputado estadual Francisco Limma (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí, na sessão de quinta-feira (27), para repudiar o vídeo compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro que convoca eleitores e movimentos de direita para um ato contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar considera que o presidente atacou diretamente a democracia e as instituições com vídeo divulgado na última terça-feira (25).
"Essas ações são gravíssimas, principalmente vindo de um presidente que jurou cumprir a nossa Constituição. É crime de responsabilidade o chefe maior da nação convocar o povo e pedir o fechamento do Congresso Nacional e do STF. É de uma gravidade sem precedentes”, avaliou Limma.
O orador lembrou a luta do Brasil para resgatar a democracia. E sugeriu que o Legislativo estadual se manifeste por meio de uma moção de repúdio, que será encaminhada ao gabinete da Presidência da República, depois de aprovada pelo Plenário.
“Devemos repudiar com veemência qualquer ato que desrespeite as instituições e os pilares democráticos. Esta nova ameaça dos grupos de extrema direita atinge, em primeiro lugar, os interesses do povo, dos trabalhadores e dos menos favorecidos, que precisam garantir o direito à liberdade, ao trabalho, à renda, uma vida digna que só pela democracia se conquista”, defende.
Alepi