Nesta última terça-feira, 25, o senador Roberto Rocha (PSDB) anunciou mais uma ponte de concreto e aço que será construída no Maranhão. Dessa vez, no município de São Raimundo das Mangabeiras - no Sul do Estado- região berço da família do parlamentar. A nova ponte substituirá a combalida estrutura de madeira construída há décadas sobre o Rio Neves (afluente do Rio Balsas), e que une a cidade à diversos povoados onde estão abrigados centenas de pequenos produtores.
“Pode anunciar que vamos fazer a ponte”, declarou por telefone o senador, assim que tomou conhecimento da situação, por meio de um vasto material fotográfico entregue à sua assessoria por Antônio Carlos Bringel, filho da cidade que demostrou preocupação diante da precariedade daquele equipamento público, quase imprestável.
“Não tinha dúvida de que o senador se mostraria sensível a essa realidade. Estamos confiantes que não vai demorar muito, e ele estará aqui para inaugurar a ponte”, declarou Bringel.
Conforme o parlamentar, não importa se o prefeito da cidade é ou não seu aliado, o importante é beneficiar a população.
O Projeto TRAVESSIA- Ponte para o Progresso, financiado com recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, idealizado pelo Senador, foi concebido para substituir pontes de Madeira e pinguelas, como essa sobre o Rio Neves, por estruturas de aço e concreto.
Roberto Rocha compreende que com isso, o Estado passará a contar com uma rede extensa e confiável para assegurar o direito de ir vir da população. Além disso, com pontes perenes, iniciará um círculo virtuoso “ao tirar grandes populações condenadas ao isolamento e à completa falta de perspectiva de se integrar ao mundo da produção”.
SEGUNDO MUNICÍPIO DA REGIÃO BENEFICIADO -
São Raimundo das Mangabeiras é o segundo município da região tocantina a ser beneficiado com o PROJETO TRAVESSIA. O primeiro foi Imperatriz onde, a pedido do ex-prefeito Madeira, o senador encaminhou a construção de duas pontes: uma na Vila Redenção e outra na região do Grande Santa Rita, onde as sondagens técnicas já foram concluídas.
Mangabeiras fica localizada no Cone Sul do Maranhão, mais precisamente na microrregião das Chapadas das Mangabeiras. O município é fortemente influenciada pelo negócio da soja comandando pela vizinha Balsas. Também é forte na Agropecuária. Em 2010, figurou na posição 30 na lista das 100 cidades do País com maiores PIB agropecuários e o número dois no Maranhão atrás apenas de Açailândia.
ascom