O deputado Gustavo Neiva (PSB), líder da Oposição na Assembleia Legislativa, repetiu na tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão desta quarta-feira (18), as críticas que fez ao Orçamento de 2020, aprovado em primeira e segunda votações e redação final pelo Plenário. Segundo o parlamentar, os valores destinados à saúde e à educação são "uma vergonha".
“Pelo Orçamento nós podemos analisar as intenções de um governante e com esse orçamento do Piauí podemos ver para onde o Governador está querendo levar o Estado do Piauí”, iniciou o orador.
Sobre a saúde, o deputado lembrou as visitas realizadas pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Assembleia Legislativa durante o ano, que levantou as principais necessidades em todos os hospitais visitados.
“A Comissão de Saúde visitou vários hospitais durante o ano e foram mostrados aqui no Plenário desta Casa todas as deficiências e necessidades, mas o orçamento destinado, por exemplo, ao Hospital Justino Luz em Picos é o mesmo do ano passado. Se esse ano aquele hospital já estava cheio de problemas, o Governo acha que vão resolver tudo ano que vem com o mesmo orçamento?", questionou.
Sobre a educação, Gustavo Neiva criticou a situação das escolas e o orçamento destinado à Universidade Estadual do Piauí. “São R$ 16 milhões a menos no orçamento da UESPI para 2020. Então nós podemos analisar aqui que a intenção do governador é fechar de vez as portas da UESPI. Se em 2019 vários cursos foram fechados, podemos esperar que ano que vem muitos outros serão encerrados”, advertiu Neiva.
Ao final, o deputado Gustavo Neiva agradeceu a todos pelo ano afirmando que a oposição fez um bom trabalho e que continuará defendendo os interesses da população em 2020.E desejou Feliz Natal e um ano novo próispero a todos os piauienses.
Alepi