A Assembleia Legislativa vai pedir à direção da Equatorial Energia-Piauí informações sobre investimentos realizados pela empresa na melhoria da rede de distribuição de energia elétrica do Piauí. O pedido de informaçã é referente a um requerimento de autoria do deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) qu foi aprovado na sessão desta terça-feira (5). Evaldo Gomes disse que a falta de energia tem prejudicado milhares de piauienses, principalmente pequenos comerciantes que perdem suas mercadorias porque não são conservadas adequadamente.
O deputado Henrique Pires (MDB) teve aprovado requerimento de sua autoria solicitando à direção do Banco do Brasil que envie cédulas para a agência da instituição em Guadalupe. Ele defendeu a proposição dizendo que moradores daquele município vêm sendo prejudicados depois que a agência foi assaltada e as cédulas começaram a faltar nos caixas.
Henrique Pires requereu, também, ao Governo do Estado o asfaltamento da estrada de José de Freitas e o conserto do mamógrafo do Hospital Leônidas Melo, em Floriano.
O plenário aprovou requerimentos da deputada Lucy Soares (Progressistas) pedindo informações às Secretarias de Saúde e de Educação sobre a realização de melhorias no Hospital Leônidas Melo, em Floriano, e nas Unidades Escolares Demerval Lobão, Joca Vieira, Professor José Amável e Lélia Avelino, localizadas em Teresina.
Audiências – Os deputados aprovaram requerimentos da deputada Teresa Britto (PV) solicitando realização de audiências públicas para debater a poluição do rio Poty em Teresina e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 25/2015 que criou o Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica). Ela teve aprovados ainda requerimentos pedindo à Prefeitura de Teresina que aplique em obras na capital os recursos de emendas de sua autoria apresentadas quando era vereadora.
O deputado Franzé Silva (PV) teve aprovado requerimento pedindo audiência pública no dia 25 deste mês para debater o novo Fundeb.
O plenário aprovou requerimentos dos deputados Gustavo Neiva (PSB), líder da Oposição, e do deputado Dr. Hélio Oliveira (PL) pedindo, respectivamente, que a Secretaria de Educação envie à Alepi informações sobre o Programa Educar Piauí e que a Uespi (Universidade Estadual do Piauí) mantenha as vagas dos cursos de Direito e Letras no Campus de Parnaíba.