• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

veraddoresTomaram posse na manhã desta terça-feira, 08, os seis novos vereadores da cidade de Valença do Piauí. Após a 18ª Zona Eleitoral notificar a Mesa Diretora para que dê posse imediata aos seis novos vereadores. A posse foi na Câmara Municipal do município que fica a 210 quilômetros de Teresina.

Assumiram as cadeiras do legislativo os vereadores Vanildo Castro, Joaquim Filho, Garotinho Dhone, Edilsa do Vale, Geane Vieira e Iara Costa, após decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pela cassação do registro dos vereadores que foram beneficiados pelas candidaturas ‘laranjas’ nas eleições de 2016. Ao todo, entre eleitos e não eleitos, 29 candidatos registrados pelas duas coligações tiveram o registro indeferido pelo mesmo motivo.

Depois de quatro adiamentos, o TSE concluiu por 4 por 3, que os vereadores eleitos pelas coligações Compromisso com Valença I e II se beneficiaram da fraude, por isso, eles deveriam ser penalizados com a cassação dos mandatos. Esse foi o primeiro processo de fraude na cota de gênero julgado pelo TSE.

Os vereadores que terão que se afastar das suas atividades no legislativo municipal foram: Nonatim Soares, Leonardo Nogueira, Stênio Rommel, Fatima Caetano, Ariana Rosa e Benoni Sousa.

De acordo com a maioria, os dois foram beneficiados diretamente com as candidaturas da mãe e esposa respectivamente. Cinco dos seis vereadores cassados davam sustentação a prefeita Ceiça Dias no Poder legislativo.

 

teresinadiario

Foto: reprodução