• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2025-06-06_at_12.28.35_2.jpeg

nepomucenoDaniel Nepomuceno, ministro do Turismo interino, participou nesta quarta-feira, 24, em Teresina, do lançamento do programa Investe Turismo, iniciativa realizada em parceria com o Sebrae, para a qualificação de regiões para o investimento no turismo. Ontem, ele fez uma visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara e, em entrevista, falou encantado sobre o que viu

“Ainda estou atônito de tudo que vi, maravilhado. É a primeira área que a gente tem intenção de fazer dela um modelo na área de interesse turístico. Eu realmente estou encantado. Algo que a gente tem de trabalhar dobrado para colocar à disposição do mundo todo. Vocês [piauienses] estão de parabéns”, elogiou.

Ao falar do Investe Turismo, o ministro destaca que o programa visa identificar áreas próprias para receber investimento, seja público ou privado. “A Serra da Capivara é um exemplo claro. Ela está pronta para receber investimentos”.

O desafio é justamente fazer com que empresas e turistas cheguem à região. Para isso, o já pronto aeroporto de São Raimundo Nonato precisa receber voos. “O que o ministério, junto à Embratur, com os outros ministérios, vai começar a trabalhar com a ANAC, é justamente o fomento a esses voos. As pessoas questionam muito, mas o ministério não tem a capacidade de obrigar companhia nenhuma a colocar voo”, esclarece o ministro.

A alternativa, aponta Nepomuceno, é criar o ambiente de negócios, claro, respeitando o parque, e permitindo que essa seja uma rota sustentável. “Isso não pode ficar de forma nenhuma esquecido. É uma obrigação que nós temos, de apresentar isso para o Brasil, de colocar o Brasil para conhecer, facilitar a vinda de quem acredita no turismo”.

Para isso, as ações precisam acontecer de forma integrada, com participação efetiva dos municípios e o contato direto com o governo do estado.

 

180 graus