• roma.png
  • vamol.jpg

Houve a informação de que em Floriano-PI existe o foco da peste suína e, de posse dessa informação, o Piauí Noticias procurou a ADAPI.

De acordo com o médico veterinário Emídio Gabriel, da Agência de Defesa Animal e Vegetal (ADAPI), Regional de Floriano, no Piauí existiam 16 focos da peste suína, mas todos os focos foram debelados.

emidio

A declaração,  foi dada numa entrevista que o veterinário Emídio concedeu nessa segunda, em Floriano.

De acordo com ele, a cada dia aparecem focos, mas equipes estão trabalhando para não deixar a doença se espalhar.

Ele alerta que os criadores de suínos devem ficar atentos, pois se houver mortes em grande quantidade desses animais ou o porco aparecer com  conjuntivite, doença que se parece com a que atinge o ser humano, esse criador deve tomar as providências. 

Disse mais, que o porco doente pode ter diarréia e febre e completou, “essas pessoas, donas desses animais, devem nos procurar para fazermos uma vistoria na propriedade para saber se realmente é a peste suína ou não”. 

Quanto a  Floriano ele disse, "Floriano tinha uma suspeita, mas nós fomos ao local e constatamos que os animais estavam morrendo por falta de cuidados, ou seja, da maneira que eles estavam sendo alimentados. Nós mudamos a alimentação e vamos agora observar".

 

Da redação