• roma.png
  • vamol.jpg

O estado do Piauí já alcançou 85,19% da meta de vacinação da Campanha Nacional contra a Influenza. O objetivo é alcançar 90% de cada público-alvo.

Desde segunda-feira (03), a vacina está disponível para toda a população nos postos de saúde. A Coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde informou que 119 municípios piauienses já atingiram a meta do Ministério da Saúde.

“Nós distribuímos 110% de vacinas, para os 224 municípios e, desses, 119 já ultrapassaram os 90% do público-alvo, que é o esperado pelo ministério”, informa a coordenadora de Imunização da Sesapi, Cássia Barros.

Os dez primeiros municípios do Piauí no ranking de vacinação do Ministério da Saúde são: Lagoa do Piauí (109,54 %), Curralinhos ( 107,59%), Antônio Almeida (105,69%), Jatobá do Piauí (104,87%), Itainópolis (104,58%), Pedro II (103,64%), Lagoa de São Francisco (103,34%), Barra do Alcântara (102,07%), São João do Arraial (101,81%) e Piripiri (101,5%).

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, comemora esses números, já que é a primeira vez que o estado alcança mais de 80% do público-alvo, em uma campanha de vacinação, mas faz um apelo à população, que procure os postos de saúde e se imunizem contra a gripe. “Assim como todas as ações de saúde, trabalhamos para ofertar e garantir o cuidado à população. É importante lembrar que a gripe pode evoluir para outros quadros mais graves e levar à morte, por isso, a vacinação é importante“, aleta o gestor.

A vacina é a forma mais eficaz de evitar Influenza. Ela é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença. Para se vacinar, basta procurar um posto de saúde com o documento de identificação. “A vacinação vai continuar até quando durar o estoque disponibilizados aos municípios”, lembra Cássia Barros.

pi.gov.br