A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) deve adiar a liberação de água da Barragem de Boa Esperança, diante da iminência de enchentes ao longo do Rio Parnaíba, em especial nas cidades de Teresina e Luzilândia, a pedido do governador Wellington Dias (PT).
Na capital, o principal problema é o Rio Poti, que continua subindo, e pode alcançar na noite desta sexta-feira (05) a chamada cota de inundação, alagando áreas mais baixas às margens do rio.
"Estamos monitorando através da Semar, da Chesf e da Defesa Civil e já negociamos com a Chesf para não ter a liberação, como estava previsto a partir de hoje, de água no Rio Parnaíba, da barragem de Boa Esperança. Exatamente para que não venha somar com a quantidade de chuva e ao nível dos rios atualmente", confirma.
Dias estava em viagem e chegou de volta à capital no fim da manhã. Foi direto para o Parque Rodoviário, na zona Sul, onde a enxurrada provocada pela chuva forte de ontem destruiu casas e matou duas pessoas.
No local, ele visitou o ponto exato onde houve o rompimento de uma parede construída dentro do Clube da Telemar, para uma espécie de estrada, que ontem rompeu e seguiu em direção às casas. Pelo menos 30 foram atingidas diretamente. Wellington afirmou que vai somar esforços ao prefeito Firmino Filho para o atendimento às vítimas.
180 graus