• roma.png
  • vamol.jpg

Na este sábado (23), o governador Wellington Dias cumpriu agenda no município de Luzilândia onde participou de reunião com os prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território de Cocais (Citicocais). Na oportunidade, foram tratadas pautas sobre desenvolvimento, economia, saneamento básico, metas e segurança.

Wellington Dias falou sobre a relevância do encontro. "Esse encontro é muito importante, pois é um consórcio que já tem ações de desenvolvimento realizadas e encaminhadas. Minha presença aqui foi para tratarmos dessa relação município e Estado. Deixei acertada a liberação de recursos para compra de um compressor e a execução da perfuração de poços. Com a liberação, ainda esse mês, dos recursos do Finisa, vamos retomar as obras de mobilidade urbana nesta região", declarou o chefe do executivo estadual.

Durante o evento, a superintendente de Parcerias Público-Privadas, Viviane Moura apresentou a palestra "Uma saída para os municípios" na qual ressaltou a importância de investimentos como as PPPs. "O prefeito da cidade de Porto e presidente do Citicocais, Dó Bacelar, pediu que a gente realizasse essa palestra a fim de mostrar o funcionamento das PPPs e sobre como essas parcerias podem ajudar os municípios, principalmente nesse formato de consórcio, a melhorar seus indicadores, sobretudo nos investimentos de infraestrutura que promovem maior qualidade de vida para as pessoas, que melhoram a prestação de serviços e que a gente tem como viabilizar através da PPPs. Então, apresentei o que Estado já fez, como já trabalhou e como trabalha essa ferramenta e repassei informações para que eles se organizem e possam utilizar as PPPs para melhorar a gestão municipal", destacou.

O encontro foi conduzido pelo prefeito de Porto e presidente do Citicocais, Dó Bacelar, que na oportunidade destacou a importância da visita do governador. "Essa presença do governador em uma reunião do Citicocais é muito importante, pois com isso ele tá unindo forças à nossa causa que tem por objetivo lutar por bens comuns que tragam desenvolvimento a região dos Cocais. Nessa troca de experiência, são 14 prefeitos trazendo novas idéias e estratégias e novas alternativas para superarmos essa crise e alavancarmos a economia da nossa região", declarou.

O consórcio, que existe desde 2008 e contempla 14 municípios do território de Cocais, tem por objetivo reunir os prefeitos para debate de estratégias de desenvolvimento, captação de recursos, economia entre outros. Fazem parte do consórcio os municípios de Porto, Barras, Batalha, Esperantina, Joca Marques, Joaquim Pires, Luzilândia, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Madeiro, São José do Divino, Nossa Senhora dos Remédios, São João do Arraial e Campo Largo.

Acompanharam em comitiva o chefe do executivo estadual, o presidente da Assembléia Legislativa deputado Themistocles Filho, o deputado Federal Júlio César, os deputados estaduais Francisco Lima e Janaína Marques e a superintendente de Parcerias Público e Privada, Viviane Moura.

 

piaui estado