Na manhã desta quarta, 27, vários órgãos do município florianense realizaram uma Operação Carnaval, por meio de blitz educativas com o objetivo de orientar e prevenir a propagação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) neste período de carnaval.
Anualmente, ações como essa são realizadas para dar uma atenção especial às principais infecções contraídas neste período de folia. Dentre elas, ressalta-se a Mononucleose infecciosa, também conhecida como doença do beijo por ser transmitida através da saliva.
"A doença atinge principalmente pessoas entre 15 e 25 anos e tem como principais sintomas febre alta, dor, inflamação e placas esbranquiçadas na garganta", disse Natasha Kalume que é a coordenadora de Saúde Bucal.
A operação também alerta para o contágio de infecções como Hepatite B e C, Sífilis e o vírus HIV, causador da AIDS; que apesar de conhecidas ainda assolam a população.
As blitzes foram realizadas por acadêmicos de uma Faculdade locals em vários pontos estratégicos da cidade: Mercado Central, Praça Dr. Sebastião Martins e Avenida Dirceu Arcoverde (Trevo) com a distribuição de preservativos e panfletos informativos para a população.
Com informações da ASCOM