• roma.png
  • vamol.jpg

Nessa quinta-feira (21), ocorreu o primeiro atendimento noturno de atenção básica em saúde na UBS Helvídio de Holanda Barros, bairro Manguinha, precursora do projeto piloto “Anjos da Noite” desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Floriano. 

noturno

O intuito da atenção básica é realizar ações em saúde no âmbito individual e coletivo, que abranjam a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. 

Pensando nisso, o projeto buscou atender uma necessidade de atendimentos de rotina para pacientes que não possuem disponibilidade no horário comercial, afim de facilitar o acesso à saúde básica e ofertar qualidade de vida, principalmente ao público masculino. Contudo, o atendimento se estendeu, também, a outros públicos. 

Todos os atendimentos básicos (consulta médica, dentista, curativos, vacinas, pré-natal, etc) diurnos, agora também serão realizados mensalmente no horário noturno de 17h às 21h. Além disso, também ocorrerá o acompanhamento mensal e noturno do grupo de apoio aos fumantes. O agendamento das consultas pode ser realizado, exclusivamente nestes casos, através do agente de saúde ou na própria UBS.  

Segundo a secretária Thais Braglia, da Saúde, acredita-se que o projeto surta um efeito no município e traga maior acessibilidade à população. Posteriormente, ocorrerá a implantação deste projeto em mais 5 unidade básicas. É possível, também, dependendo da demanda e necessidade da população que o atendimento se estenda à mais dias.

noturo

 

Ascom