• roma.png
  • vamol.jpg

Uma solução inovadora, que envolve workshops, consultorias e encontros empresariais. Assim é o Gestão de Indicadores e Resultados, GIR, executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae. O último encontro presencial da turma do programa, que teve início em novembro de 2017 em Teresina, reuniu muitos empresários na sede da instituição na capital.

O principal objetivo do GIR é desenvolver nos participantes não apenas o pensamento estratégico, mas também incentivar o estabelecimento de um modelo de gestão baseado em indicadores e metas, para que as empresas se tornem mais competitivas no mercado.

Antônia Pessoa
“O último encontro presencial foi um momento de comemorar os excelentes resultados obtidos ao longo do programa. Foram meses de dedicação à metodologia do GIR, que com certeza fizeram e farão a diferença dentro das empresas. Os empresários entenderam que a busca pela melhoria deve ser constante e o Sebrae está aqui para apoiá-los nesse processo”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Participaram dessa turma na capital doze empresas: Centro de Atendimento Integrado Materno Infantil – Caimi; Centroimagem; Bebel Noivas; Clinica Santa Teresinha; Hospital de Olhos Previsão; Lojas Dragão; Macrolub; Trio Festas; Centro de Diagnóstico UDO; Megavia; Núcleo Diagnósticos; e Hospital HTI.

“Foi uma experiência muito interessante. O GIR chegou à minha empresa quando passávamos por uma fase bastante difícil. O dinheiro já estava faltando e não sabíamos que caminho tomar. O programa trouxe de volta o equilíbrio que precisávamos. Ainda temos muito a fazer. Por isso, vou procurar sempre aprender mais. Espero colher muitos bons frutos das sementes plantadas durante o GIR”, afirma o empresário Luiz Antônio Veloso, das Lojas Dragão.

As ações do programa foram supervisionadas pelos consultores estratégicos, Francílio Dourado e Jorge Esteves. Além dos dois consultores estratégicos, quatro consultores temáticos trabalharam junto ao grupo de empresários que concluíram o programa. Na área de Finanças, atuaram os consultores Paulo Matos e Sílvio Teixeira. Marketing ficou sob a responsabilidade de Larissa Maia e Francisco Vagner. Thiago Riedel e Elias Kalil conduziram as ações voltadas para Operações e Processos. Recursos Humanos foi o tema trabalhado pelas consultoras Denise Maranhão e Cláudia Petros.

“Minhas palavras são apenas de gratidão mais uma vez ao Sebrae por levar melhorias para a minha empresa. Foram muitos ensinamentos, idéias e informações, que com certeza, nos ajudarão a avançar cada vez mais”, destaca a empresária Gleydismar Vignoli, da Macrolub.

Outra empresária bastante satisfeita com os resultados do GIR é Carolina Viana, do Hospital de Olhos Previsão. “Iniciamos um novo ciclo com o GIR. Mudamos muito nosso olhar sobre a gestão. Hoje trabalhamos com mensuração e monitoramento dos resultados. Temos metas e sabemos aonde queremos chegar. Nossa produtividade melhorou, assim como nossos resultados operacionais. Conseguimos reduzir a rotatividade de colaboradores, aumentando a nossa curva de aprendizado na empresa. Iremos dar continuidade às ações de melhoria e cada vez mais seremos uma marca consolidada no mercado de oftalmologia”, explica Carolina.

Durante a aula final do programa, também teve entrega de certificados para as empresas participantes, além de um kit de fidelização do GIR e uma lembrança da turma, sendo uma forma de reconhecimento do Sebrae aos empreendimentos que se dedicaram a essa metodologia e se empenharam na busca de melhores resultados.

A próxima turma do GIR está prevista para acontecer a partir de junho deste ano.

ascom