Mesmo com o crescimento populacional e com o investimento de grandes empresas, em Floriano-PI, ainda é comum se ver animais perambulando por avenidas e ruas da cidade. Uma das áreas onde se ver animais soltos com freqüência é ná região das universidades, onde há grande fluxo de pessoas, sendo que muitas estão motorizadas.
Nesta semana a reportagem do Piauí Noticias, alem de ter recebido inúmeras denúncias fez flagrantes de imagens de animais de grande porte se alimentando nas ruas, em terrenos baldios e ainda sujando as vias. Um dos flagrantes foi num trecho da Avenida Santos Dumond, área dos Conjuntos Pedro Simplício com o Paraíso.
O Tales Rodrigues, coordenador do Centro de Zoonoses do município, ao ser procurado para falar das denúncias disse que existe a insistência de algumas pessoas em criar os animais soltos, situação que tem dificultado o trabalho da fiscalização com a apreensão.
Ele disse que as providências vem sendo tomadas e que é grande a quantidade de animais soltos e mais, que o trabalho no combate a dengue tem atrapalhado essas ações de apreensões.
Tales externou existir uma multa que deve ser paga pelo proprietário do animal no momento em que esse é animal liberado, mas que agora terá também uma multa no caso de o mesmo ser capturado nas vias da cidade.
É comum se ver soltos pela cidade os animais das raças bovinos, suínos, equinos e ainda caninos.
Na cidade, vez por outra, os animais causam acidentes e quando ocorre essas situações, os donos não aparecem.
Quando os animais são flagrados nas vias e praças e o seu dono esteja por perto, esses não são apreendidos. Quanto a isso o Tales explica que é para evitar bate-boca ou mesmo agressão entre os servidores do Centro de Zoonoses e os donos desses animais, mas que agora a ação de apreender vai ser colocada em prática com apoio da Policia Militar que será solicitado.
No Centro de Zoonoses, região do bairro Irapuá, para onde os animais apreendidos são levados existem mais de vinte cães. Esses animais ficam apreendidos por um determinado tempo e, quado não aparece
Da redação