Com o intuito de reduzir a demanda reprimida na área de oftalmologia, a Prefeitura de Floriano, através do Governo do Estado e Secretaria de Estado da Saúde, promove um mutirão de consultas e cirurgias de catarata.
O objetivo é acabar com o número de pessoas na fila de espera pelo tratamento.
O prefeito Joel Rodrigues visitou a ação na companhia do secretário de Saúde, Florentino Neto; deputado federal Assis Carvalho; deputado estadual Francisco Costa, vice-prefeito Antônio Reis, vereadores, secretários e assessores.
O mutirão, que teve início na sexta-feira (11) na Unidade Básica de Saúde Helvídio de Holanda, segue até o domingo (13), somando um total de 470 consultas oftalmológicas, entre elas, 300 cirurgias.
"Esta é uma cirurgia rápida, mas que melhora muito a qualidade de vida da população", disse o secretário da Saúde, Florentino Neto. Ainda neste sábado (12), 40 cirurgias ortopédicas ocorrerão no Hospital Regional Tibério Nunes.
Dona Maria das Graças é uma das pessoas que aguardam na fila da triagem para realização do procedimento cirúrgico. "Esta é uma ação de grande importância para a população, principalmente, porque assim como eu, muitos não teriam como realizar um procedimento particular, pra mim está sendo maravilhoso", disse.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer.
Da redação