Há a informações de que a Polícia Federal encaminhou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) pedido de informação em que requer dados relacionados à prestação de contas do município de São Francisco do Piauí referente ao ano de 2012. Nesta época o prefeito era Francisco Costa, do PT.
Nesse ano de interesse da Polícia Federal, um eleitoral, o gestor logrou êxito em sua reeleição para o mesmo cargo.
O ex-gestor municipal, mais na frente, ocuparia o posto de Secretário de Saúde sob a tutela do deputado federal Assis Carvalho, também do PT.
A gestão à frente da secretaria de Saúde, no entanto, acabou por despertar inúmeras investigações nos órgãos de controle, principalmente, por conta de convênios com fundações, cujos repasses, muitos milionários, não eram empregados no objeto dos respectivos acordos.
Há várias Tomadas de Contas Especiais no Tribunal de Contas do Estado sobre esse tipo de convênio.
A solicitação das informações por parte da Polícia Federal foi realizada no último dia 28 de novembro.
DEPUTADO ESTADUAL ELEITO
O ex-secretário da pasta da Saúde foi eleito deputado estadual na última eleição através do quociente eleitoral.
Quando concorreu à primeira vez ao posto de prefeito, em 2008, o tambem médico Francisco Costa declarou patrimônio de R$ 15 mil, no entanto, na eleição para o posto de deputado estadual, dez anos depois do primeiro pleito disputado, os bens declarados totalizavam R$ 791 mil.
Outro lado
A assessoria do deputado eleito Francisco Costa foi procurada pelo piauinoticias, mas até a publicação da matéria não havia se manifestado. Espaço aberto para uma manifestação do líder petista
Com informações do 180graus