O vereador Antônio José, de primeiro mandato em Floriano, tem realizado um levantamento quanto ao aumento da população de rua no município de Floriano-PI. De acordo com estudos do parlamentar, essas pessoas, a maioria não tendo onde dormir, se concentram na Praça Sebastião Martins onde fica a Igreja Matriz dos fiéis católicos, ou seja, no centro da cidade.
“A situação vem ocasionando problemas para os fiéis que frequentam as missas, donos de comércios nas proximidades do templo e a transeuntes que são abordados por essas pessoas, muitas vezes de forma agressiva”, externou o vereador.
Ainda de acordo com o parlamentar florianense sabe-se apenas que, a Política Nacional de Assistência Social reconheceu a população em situação de rua no âmbito do SUAS e, de acordo com a referida política (2004) no caso da proteção especial à população em situação de rua, serão priorizados os serviços que possibilitem a organização de um novo projeto de vida, visando criar condições para adquirirem referências na sociedade brasileira enquanto sujeitos de direitos.
“Cadê o prefeito que, através da Secretaria de Assistência Social (SEMDAS), não toma as providências cabíveis? E o CREAS com sua equipe multiprofissional, está fazendo o que? Indaga o vereador.
A população pede socorro, externa o vereador, que continuou, “não se assiste mais missa. Uma loucura para estacionar um carro na Praça Sebastião Martins. Uma fedentina ao redor da Catedral São Pedro de Alcântara insuportável. A população pede providências no sentido de que algo seja feito para solucionar esses problemas que a cada dia aumentam mais e mais”.
As imagens registradas pelo vereador Antonio José foram todas na Praça da Matriz, mas é comum se ver moradores de rua em muitas outras áreas do centro de FLO.
Com informações do vereador