Vem ganhando repercusão a matéria publicada no piauinoticiuas, ainda este mês, em que destacou a apreensão de jumentos que estão soltos no mato e que aparecem nas rodovias que cortam o municipio de Floriano, muitas vezes causando acidentes com motociclistas e motoristas.

O que se tem de informações é que um grupo de homens vem prendendo os animais e transportando, possivelmente para o estado da Bahia.

O gerente da Agência de Defesa Animal e Vegetal, regional de Floriano, médico veterinário Emidio Gabriel numa entrevista ao piauinoticias se manifestou sobre o assunto.

jumento

Já nesta semana o portal recebeu duas ligações telefônicas de pessoas afirmando serem do estado baiano e tentando saber mais sobre a denúncia.
Leandro Coelho que afirma ser da Frente Nacional de Defesa dos Jumentos, entidade com representação na Bahia, está buscando informações a respeito e disse que o caso deve ser investigado.

Já nesta quinta-feira, 22, à tarde, quem falou com o piauinoticias foi a estudante Sonia Martins que é membro da Universidade Estadual do Sudoeeste da Bahia-UESB que fica em Itapetinga.

A jovem está também tentando informações sobre o assunto e o caso ja é de conhecimeto de muitas autoridades locais e regionais.

O foco dessas pessoas que entraram em contato com o PN é saber quem está praticando tal ato e, até que ponto alguns órgãos de defesa dos animais tem ciência do assunto.

Na redes sociais circulam videos onde esse tipo de animal á abadito num local que parece ser um abatedouro industrial.

Frente Nacional

A Frente Nacional de Defesa dos Jumentos é um movimento constituído por Organizações de Defesa dos Direitos dos Animais e ativistas da Causa Animalista, profissionais de diversos campos de atuação. O objetivo é garantir a proteção da integridade física e psíquica dos jumentos, em virtude de ocorrência de abate de jumentos em diversas localidades do Brasil.

Segundo a Frente, o jumento é um símbolo do Nordeste, é importante para o ecossistema brasileiro, não há necessidade de inclusão de mais essa matriz alimentar no cardápio brasileiro, não há no Brasil cultura de abate de jumentos nem de consumo desse animal, a sociedade deseja a manutenção da vida dos jumentos e repudia o abate dos jumentos e o abate dos jumentos levará à extinção da espécie.

A Frente foi criada em 2016 quando o governador da Bahia autorizou o abate de jumentos naquele estado. A Frente é constituída por entidades e ativistas de diversas áreas profissionais, advogados, pedagogos, sociólogos, veterinários, dentre outros, em Defesa dos direitos dos jumentos. “Ressalta-se que a Frente é abolicionista e não é anuente com nenhuma ação nem movimentos que não sejam condizentes com a proposta de abolição dos animais”, afirmam os organizadores.

 Jumentos são capturados em FLO e levados para Bahia de forma irregular

Da redação

Imagem:portalcorreio.com.br