• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Há mais de trinta dias o piauinoticias vem procurando levantar informações sobre a captura de animais na região rural de Floriano-PI. O que foi apurado, até agora, é que um grupo de pessoas, possivelmente de um outro estado, está prendendo todos os jumentos que são encontrados as margens das rodovias estaduais e federais e, esses animais estão sendo levados para o Estado da Bahia.

emidio

Na zona rural de Floriano pessoas já flagraram esses animais sendo capturados e, após isso, o destino é o abatedouro.

O piauinoticias procurou o médico veterinário Emídio Gabriel, gerente regional da Agência de Defesa Animal e Vegetal (ADAPI), com representação em Floriano, para falar do assunto e ele se manifestou.

O veterinário disse que foi procurado acerca de sessenta dias por pessoas que tinham interesse na captura desses animais.

“Recebemos um Chinês e um interprete que falava bem o português. Se trata de uma firma Chinesa e vieram essas duas pessoas e, expliquei para eles como funciona o trâmite, ou seja, falei para eles como funciona o transporte desses animais para Bahia”, colocou Gabriel afirmando que os visitantes lhe explicaram que os animais seriam abatidos e que a pele seria aproveitada, mas que a carne seria usada para fazer farinha de carne para peixes e para ração pra cachorros.

Na entrevista o Emídio citou, “eu não estou acreditando por que são muitos jumentos. Eles estão prendendo esses animais nos estados do Piauí, Bahia, Maranhão e Pernambuco e levando tudo para esse matadouro na Bahia. Eu não estou acreditando, pois são muitos jumentos meu amigo! ”.

Emídio Gabriel explica ainda que para os jumentos deixarem o estado tem que passar por um cadastro na ADAPI e fazer o exame de mormo.

“Para que eles levem esses animais tem que haver uma guia de trânsito fornecida pela ADAPI. Esses jumentos têm que estar cadastrados e tem que ser feito o exame de mormo para que possam ir para o abatedouro, isso com inspeção federal. Eu soube que não estão fazendo nada disso. Estão fazendo isso clandestinamente e estamos rastreando esses elementos há dias e, não estamos sabendo ainda como eles estão passando para Bahia, pois o nosso conhecimento é que no estado baiano tem uma defesa sanitária muito forte”, coloca Emídio.

O médico veterinário acredita que se trata de uma máfia e completou, “isso deve ser uma máfia, pois um matadouro frigorifico com inspeção federal? Eu não se é verdade que tem inspeção federal, ele me disse que tem. Mas receber jumento sem a GTA de origem do animal e sem guia de trânsito dizendo que esse animal foi examinado para mormo. Acho meio complicado. O mormo é uma doença transmissível ao homem e é necessário que se tenha um controle disso”.
Emídio afirma que a preocupação é grande e que uma denúncia já foi feita ao estado da Bahia de maneira formal.

“Fizemos também uma denúncia para o Ministério da Agricultura no Piauí’, disse afirmando que a denúncia foi a cerca de dois meses, mas até o momento nada foi feito.

Além de pegar os jumentos soltos as margens das rodovias o veterinário Emídio Gabriel informou que há animais que estão sendo roubados de propriedades nas áreas rurais de cidades desses estados citados.

 unto

Da redação