Os deputados trocaram os discursos na tribuna pelo tempo de dois minutos a que têm direito para pequenos avisos no Plenário da Assembleia Legislativa. Na sessão de hoje (24), falaram os deputados Francisco Limma (PT), Dr. Pessoa (SD), Gustavo Neiva (PSB), Wilson Brandão (Progressista), Marden Menezes (PSDB) e Robert Rios (DEM).
O deputado Francisco Lima destacou a entrega de equipamentos hospitalares em 16 municípios, com a utilização de recursos oriundosde emendas parlamentares. Ele pediu que a Assembleia acompanhe de perto a questão do não repasse de recursos da União para o Piauí, que já somam mais de R$ 40 milhões, o que levou o governo a mover ação judicial contra o Tesouro da União.
Francisco Lima falou também sobre projeto da Defesa Agropecuária sobre a criação de um polo de abate de animais na região de Campo Maior, o que melhorará a qualidade da carne a ser consumida. Ele informou que a iniciativa foi do deputado Antônio Félix (PTC).
O deputado Dr. Pessoa falou sobre matéria da TV Meio Norte, questionando seu voto no primeiro turno da eleição. Ele disse não ter visto o programa que o atacou, mas tão somente a análise do seu colega Robert Rios. Dr. Pessoa disse que atribui o ataque à sua pessoa ainteresse contrariado de gente ligada à emissora, que foi ao seu gabinete sugerir usufruto em emendas parlamentares. Prometeu,oportunamente, revelar o nome da pessoa, que ele classificou como agiota.
Gustavo Neiva pediu o empenho do presidente da Comissão de Finanças, no sentido de agendar a ida do secretário de Fazenda à Assembleia, para explicar o atraso na prestação de contas do segundo quadrimestre e fornecer detalhes sobre o bloqueios de repasses da União para o Estado. O deputado falou também sobre a falta de combustíveis nos veículos da Secretaria de Segurança.
O deputado Wilson Brandão informou que tratará da questão com o secretário Rafael Fonteles, por toda esta semana. Francisco Lima, líder do governo, informou que esteve com o secretário Fonteles e ele informou que já está agendando sua ida à Assembleia.
O deputado Marden Menezes falou sobre o destaque no Jornal Nacional da TV Globo à crise vivida pela Segurança no Piauí, onde asviaturas não têm combustíveis.
Robert Rios citou matéria do portalaz, em que a Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, criou uma força-tarefa para apurar o escândalo que gerou várias prisões pela operação Topique, na Secretaria de Educação. Para ele, é preciso saber qual é o envolvido no caso de quem tem foro privilegiado.
O deputado concluiu sua fala insistindo para que o secretário de Educação compareça à Assembleia para falar sobre o assunto. Ele lamentou que seu requerimento sobre a convocação do secretário tivesse sido derrotado pelo plenário.
Alepi