O senador Ciro Nogueira (Progressistas) comemorou a assinatura, na sexta-feira (28), da liberação de cerca de R$ 180 milhões para Teresina, por meio de empréstimo com a Corporação Andina de Fomento – CAF. Na avaliação do senador, os recursos, que serão utilizados para a realização de obras do Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado - Teresina Sustentável, irão promover um salto na qualidade de vida dos teresinenses.
“Nossa capital tem crescido bastante, mas para continuarmos avançando, são necessários mais investimentos. Fico muito satisfeito por poder contribuir com a garantia de mais essa conquista importante para a capital, que é a execução de um projeto dessa envergadura, capitaneada pelo prefeito Firmino Filho”, celebrou Ciro.
Na reunião de assinatura do contrato de crédito, ocorrida em Brasília, o prefeito da cidade, Firmino Filho, destacou a importância do programa para o desenvolvimento de Teresina.
“Com esses recursos vamos poder fazer obras para qualificar nossa cidade e fazer uma Teresina mais sustentável”. Ele também citou algumas das áreas em que serão aplicados os valores.
“No centro de Teresina nós teremos a reforma completa do mercado central, teremos a qualificação do centro, com calçadas e ciclovias”. Segundo o prefeito, os processos licitatórios serão iniciados em breve e as obras devem começar após o inverno.
O programa Teresina Sustentável engloba ações em quatro eixos: mobilidade urbana; requalificação urbana e ambiental; modernização institucional e gestão, além do gerenciamento da aplicação dos recursos. Os mais de R$ 180 milhões serão utilizados em diversas obras, como a Via Sul, que irá passar pela saída da Ponte Wall Ferraz chegando até a avenida Manoel Aires Neto, no bairro Parque Sul. O projeto de Reabilitação do Centro de Teresina também receberá investimentos, como a requalificação de ruas e calçadas, planejamento de readequação dos espaços urbanos e arborização. O Parque Floresta Fóssil deverá receber uma obra para revitalização e preservação do local, tornando-se um ícone da capital.
ascom senador Ciro Nogueira