Os mesários que estarão trabalhando em 07 de outubro, no primeiro turno das eleições em Floriano-PI, estão passando por um treinamento.
A ação é uma obrigação da Justiça Eleitoral (JE) e um juiz, geralmente é quem repassa as orientações a quem vai presidir o processo de treinamento em cada cidade, ou zona eleitoral,
“O juiz já passou por aqui na abertura dos trabalhos e já se dirigiu aos presentes, fez suas recomendações aos mesários e estamos encerrando o repasse de informações aos secretários que estarão atuando nas mesas receptoras de votos”, disse Lívio Amorim que é chefe de Cartório Eleitoral.
Nessa tarde estarão em reunião os presidentes das mesas e nessa quinta, 20, quem deve se reunir com os servidores da JE é um outro grupo de mesários.
A maioria das pessoas que está escalada para o trabalho já tem experiência nesse tipo de atividade. Contudo esses escalados recebem além das orientações repassadas por um servidor, algumas informações contidas num manual que é entregue pela Justiça, disse Lívio.
Cerca de 660 pessoas estão confirmadas para o trabalho eleitoral e, elas tem alguns benefícios, após o período.
Os mesários estarão espalhados em 165 seções eleitorais e, em cada uma terá um grupo de quatro pessoas trabalhando durante o período das 8:00h da manhã as 17:00h no dia 07 de outubro.
Da redação