Os vereadores Mauricio Bezerra, presidente do Poder Legislativo local e mais os seus colegas Manoel Simplício (vice-presidente), Celso Soares, Fábio Braga, Liacir César, Salomão Holanda e Antônio José Barbosa foram únicos os parlamentares municipais que compareceram a sessão solene dessa terça-feira á noite que instituiu a data de 04 de setembro como o Dia do Terço dos Homens na cidade de Floriano-PI.
O plenário, que recebeu a imagem da Mãe Rainha nome dado ao grupo, foi preparado para receber as dezenas de homens que integram o Terço. Líderes e presidentes de entidades locais, dos mais variados órgãos, compareceram em pequeno número.
Somente o Antonio de José de Sousa -Sindicato do Comerciário - e o escritor José Bruno dos Santos que está presidente da Albeartes ocupavam as cadeiras brancas solocadas no plenário da Câmara.
O projeto que confirmou o 04 de setembro como o dia da classe religiosa é de autoria do vereador Antônio José Barbosa (PDT) que ao se pronunciar disse, “minhas palavras são de gratidão, pois eu tive sensibilidade de ver analisar os homens em momentos de orações nas Igrejas, situação que não era comum pois percebemos na maioria das vezes as mulheres pondo os joelhos no chão e passar a fazer orações pelas as suas famílias. Hoje vemos o reverso, os homens rezando por seus filhos, esposas, parentes, amigos e por fim, pela comunidade em geral. Infelizmente estamos no momento onde muitos pais não respeitam os filhos, onde os filhos não respeitam os seus pais. Os filhos não tomam mais a benção aos seus pais, muitos filhos tem vergonha desse simples ato. Um dos maiores problemas das escolas é a falta da família, não é falta de conteúdo escolar. O rendimento do aluno é pequeno, por mais que nós professores tenhamos repassado o conteúdo orientando pelos os órgãos competentes”.
O parlamentar Antônio José destacou no seu discurso o Jean, o homem que foi o idealizador do Terço do Homens que começou apenas com um grupo de doze amigos e hoje, em todo o município já existe uma representação em todas aa paróquias locais. São cerca de 400 homens em toda a Floriano, incluindo solteiros e casados.
O bispo Edivalter Andrade, da Diocese de Floriano, esteve presente durante toda a sessão e foi convidado para compor a mesma de honra, tão logo começou a sessão. A mesa estava composta ainda pelo vice-prefeito Antônio Reis Neto que estava representando o prefeito Joel Rodrigues, o coordenador geral do terço dos Homens o empresário Manoel Lopes e ainda os vereadores Manoel Simplício (vice-presidente) e Celso Cavalcante.
Durante a sessão foi apresentado um vídeo onde havia depoimento sobre a grupo, mas devido a problemas técnicos não tinha áudio na material produzido e o Manoel Lopes teve que narrar trechos do que estava sendo mostrado ao público.
Com exceção do Celso Soares os demais vereadores se pronunciaram, inclusive o Fábio Braga que há algum tempo passou a ser evangélico. O vereador Braga, já no final, rezou com todos os presentes a oração do Pai Nosso, mas no momento de rezar a Ave Maria ficou calado e de cabeça baixa.
O encerramento da sessão solene foi feito pelo bispo Edivalter, após o vereador Mauricio lhe passar a palavra para finalizar o momento, que após ter tido o encerramento oficial ainda teve uma fala do João Francisco, um dos membros do Terço.
O grupo do Terço cantou pelo menos duas músicas, mas na última parte das pessoas, inclusive a mesa se desfez e somente o vice-prefeito Antônio Reis, parte dos homens de Terço e alguns populares ouviram atentamente a apresentação final.
Um coquetel foi servido, após a última apresentação do Coral do grupo.
Não estavam presentes na sessão solene os vereadores Dessim, Miguel Vieira, Flavio Henrique, Maria da Guia, Akássio Sousa, Bilú e David Oka.
OUTRO LADO
Espaço em aberto para os vereadores faltosos se maniestar, caso desejem.