• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

IUma pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) traz 10 cenários de segundo turno. Líder nas pesquisas de intenção de voto sem a presença de Lula (PT), Jair Bolsonaro (PSL) é derrotado na maioria das simulações da segunda etapa da eleição.

BBMh263

Os entrevistados somaram 8.433 eleitores em 313 municípios brasileiros nos dias 20 e 21 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

De acordo com os dados quando Lula é apresentado como candidato, ele vence todas as disputas de segundo turno: por 53% a 29%, contra Geraldo Alckmin (PSDB); 52% a 32%, contra Bolsonaro; e 51% a 29%, contra Marina Silva (Rede). Além de perder para Lula, Bolsonaro é derrotado por Marina — por 45% a 34% — e por Alckmin — 38% a 33%.

Com o candidato Ciro Gomes (PDT), há um empate técnico: o ex-governador do Ceará tem 38% contra 35% de Bolsonaro. Ciro, porém, está numericamente à frente do deputado federal.

Bolsonaro só vence mesmo Fernando Haddad (PT), atualmente vice de Lula que deve substituí-lo na corrida presidencial. O capitão da reserva tem 38% contra 29% do ex-prefeito de São Paulo.

Como Lula foi condenado em 2ª instância e está preso desde abril, em Curitiba, ele é considerado "ficha suja" e deve ser barrado pela Justiça Eleitoral. Por isso, seu nome deverá ser substituído pelo do vice.

LEIA:Datafolha: Lula, 39%, Bolsonaro, 19%, Marina, 8%, Alckmin, 6%, e Ciro, 5%

Outros resultados de segundo turno
Além de vencer Jair Bolsonaro, Marina Silva bate Geraldo Alckmin por 41% a 33%.

O ex-governador de São Paulo, por sua vez, ganha de Ciro Gomes por 37% a 31%. E de Fernando Haddad, por 43% a 20%.

Nos cenários de segundo turno, houve crescimento de Lula e Alckmin, estagnação de Bolsonaro e oscilação de Marina.

 msn