Entre os dias 12 e 15 de Julho de 2018, Floriano sediou o maior evento junino do Brasil, o 10º Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional que é promovido pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino.
Quarenta (40) quadrilhas juninas, além de grupos folclóricos, de pelo menos 16 estados brasileiros trouxeram a riqueza e a diversidade cultural do país para o Arraiá da Princesa do Sul.
O evento abre o calendário junino nacional, e conta com o apoio de empresas privadas. Só este ano o Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional movimentou cerca de 1,5 milhão de reais.
“Ficamos felizes com esse resultado, isso mostra que o Festival Junino promovido pela Associação Brincantes contribui para economia local,” disse Leonardo Carlos, Produtor Executivo do evento.
A geração de renda e a movimentação econômica são apenas alguns dos benefícios que o festival proporciona ao município, além de ser um caminho pra quem busca um complemento na renda familiar, é também um campo de exposição pra empreendedores que apostam nas manifestações culturais.
“A cada ano buscamos parcerias que possam somar na realização deste evento. O projeto de 2019 já está pronto, e a equipe esta trabalhando. Recebemos propostas de empresários de Teresina que querem levar o Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional para capital,” pontuou Leonardo.
Para 2019, a Associação Brincantes do Folclore Nordestino espera melhorar ainda mais o evento, envolvendo as empresas na exposição e vendas de produtos, sem perder a essência que é valorizar as manifestações culturais com a realização do maior concurso de quadrilhas juninas do Brasil.
Fonte: ASCOM Brincantes